Idosos do Asilo Padre Cacique recebem imunização bivalente
O início da aplicação da vacina bivalente para idosos em asilos foi marcado pelo forte calor e pela sensação de felicidade nos moradores. A imunização no Rio Grande do Sul começou pelas instituições de Longa Permanência (ILP) nesta terça-feira (14/02) e o Asilo Padre Cacique foi o primeiro a receber a ação. A vacinação dos moradores teve início às 11h30min e extendeu-se até o meio da tarde. Foram imunizados todos os idosos e funcionários da Instituição.
“A medida é de extrema importância, uma vez que os idosos são mais vulneráveis e possuem maior risco de desenvolverem formas graves da doença”, comentou o presidente do Asilo Padre Cacique, Edson Brozoza.
A vacina bivalente é uma combinação de duas vacinas. Esse tipo de imunizante conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
A prevenção da COVID-19 é fundamental para os idosos em asilos, pois eles vivem em ambientes coletivos e fechados, o que aumenta o risco de contágio. Além disso, muitos idosos possuem comorbidades, como diabetes e hipertensão, que podem agravar a doença. Por isso, a vacinação bivalente é uma medida importante para reduzir o risco de infecções e complicações decorrentes dessas doenças. Além disso, a vacinação em massa é fundamental para controlar a pandemia e permitir o retorno pleno das atividades sociais e econômicas.
Redação: Marcelo Matusiak