Os anjos da guarda de nossas vovós e vovôs

Os anjos da guarda de nossas vovós e vovôs

Eles estão sempre presentes e, com atenção e respeito, tornam-se parte do dia-a-dia de todos os moradores da centenária Instituição que acolhe idosos sem vínculos familiares. O Cuidador de Idosos é o profissional capacitado a zelar pelo bem estar físico e psicológico de pessoas com idade avançada. Ele atua principalmente em residências particulares, hospitais e casas de repouso. No Asilo Padre Cacique, eles assumem um papel importante.

— A atuação é extremamente essencial para o funcionamento da casa. São eles que estão presentes ao lado dos idosos no momento do banho, dos autocuidados, na preservação do quarto e em muitos outros atos rotineiros — explica a assistente social do Asilo, Rogéria Pazini, que faz um trabalho de suporte aos profissionais.

O principal desafio é compreender o estilo de cada um dos idosos. Como processo de avanço na idade, os esquecimentos e falhas na memória passam a acontecer com mais frequência. As demências também são comuns . Por isso, o profissional precisa ser bem qualificado e instruído, para saber ser próximo e afetuoso, mas manter a linha do respeito e entender de que forma se dá este momento em cada morador.

O Asilo Padre Cacique conta com 10 profissionais que alternam-se em turnos noturnos e diários para manter a convivência e o serviços da Instituição nas melhores condições possíveis.

O envelhecimento da população aliado à redução do tamanho das famílias brasileiras pode explicar o aumento no número de cuidadores de idosos na última década. A quantidade desse tipo de ocupação saltou de 5.263 em 2007 para 34.051 em 2017 representando um crescimento de 547% durante o período, segundo dados do IBGE.

 

Legenda da foto: Assistente social do Asilo, Rogéria é responsável por dar suporte aos cuidadores.


    carnaval, asilo
FAÇA SUA
DOAÇÃO!
CLIQUE AQUI