Ação especial no Asilo Padre Cacique marca início da vacinação contra gripe em Porto Alegre

O testemunho de Ordelina Dorneles Gama, de 67 anos, ilustra a importância da imunização contra a gripe, que começou nesta semana na capital gaúcha. Moradora do Asilo Padre Cacique, ela sente-se bem na instituição, acolhida pelos colaboradores e, acima de tudo, com a saúde protegida.
“Esse tipo de cuidado é muito importante para a gente não pegar gripe, tosse ou problemas no pulmão. A equipe está sempre atenta e cuida direitinho da nossa saúde. Me sinto protegida e feliz”, afirma ela.
O Asilo Padre Cacique foi palco de uma ação especial na tarde desta segunda-feira (07/04) para marcar o início da campanha em Porto Alegre, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. O presidente do Asilo Padre Cacique, Felipe Herrmann, salienta a importância deste trabalho.
“É fundamental, tanto pela proteção individual quanto pela proteção coletiva que eles têm em seu convívio aqui. O histórico é muito positivo em relação à gripe. É muito raro que apresentem complicações. Os idosos aqui são bem protegidos, e quando algo ocorre, a situação é identificada rapidamente e tratada de forma eficaz. O importante é que eles estão bem cuidados e protegidos. Quando algum caso aparece, é sempre de forma leve e controlada”, relata.
Jane Beatriz Barros, de 76 anos, residente do Asilo, conta que, desde que se mudou para a instituição, toma a vacina todos os anos e nunca mais teve gripes fortes, febres ou falta de apetite.
“A vacina faz toda a diferença. Quando tive COVID, fui assintomática e bem assistida. Hoje faço fisioterapia, me exercito e me sinto muito melhor. A saúde depende de muitos fatores, e a prevenção é um deles”, conta.
A médica da Instituição, Dra. Júlia Santana Trombetta, reforça a importância de manter o calendário vacinal atualizado.
“Com o passar dos anos, o sistema imunológico se torna mais vulnerável, dificultando o combate a doenças. Por isso, atuar antecipadamente é um dos pilares do nosso trabalho com os residentes. Manter as vacinas atualizadas é parte essencial dessa assistência contínua”, destacou.
A vacina trivalente, aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra três tipos de Influenza: A H1N1, A H3N2 e B. A ação integra a primeira etapa da vacinação, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e quilombolas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos integrantes desses grupos prioritários, representando cerca de 736.942 pessoas, com destaque para os 308.381 idosos.
“A aplicação da vacina é essencial para evitar a superlotação das emergências, especialmente neste período de variação climática", afirmou Fernando Ritter, secretário municipal da Saúde.
A vacinação contra a gripe em Porto Alegre foi dividida em três etapas para garantir a imunização dos grupos prioritários. A primeira etapa, que ocorre de 7 a 11 de abril, foca em pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e povos indígenas e quilombolas. Na segunda semana, de 14 a 17 de abril, será a vez dos trabalhadores da saúde, educação, pessoas com comorbidades, com deficiência e em situação de rua, entre outros. Por fim, a terceira etapa, de 22 a 25 de abril, contempla as forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e funcionários dos Correios.
Redação: Rafael Sodré e Marcelo Matusiak